20 motivos para vender uma empresa

Há diversos motivos pelos quais empresários vendem suas empresas. Confira neste artigo os 20 principais motivos para se colocar uma empresa à venda

BizDream Team · 10 de June de 2019

Vender sua empresa pode ser uma decisão bem difícil, mas pode ser a melhor opção em diversos casos.

Há diversos motivos que podem levar você a tomar esta decisão, sejam eles pessoais, financeiros, aspectos de mercado, conflitos entre sócios, entre outros.

Abaixo listamos 20 motivos para vender seu negócio:

1. Aposentadoria

Você batalhou uma vida inteira e agora quer descansar. Nada mais justo! Deixar a empresa nas mãos de algum familiar é uma opção, mas talvez não o desconectará por completo, assim como contratar alguém para tocar o negócio também não. Além disso, vendendo a empresa você adiciona recursos às suas reservas para ter uma aposentadoria tranquila.

2. Problemas de saúde

Repentinamente eles podem surgir, podendo até mesmo serem decorrentes do seu negócio. Lidar com sérios problemas de saúde definitivamente é mais importante que o seu negócio, então este é um motivo comum em diversos negócios à venda.

3. Seus interesses pessoais mudaram

É fato que nossos gostos podem mudar durante a vida. Quando você iniciou neste ramo, tudo era novo e desafiador, você amava o que fazia. Agora isso já não lhe parece tão interessante como antes, talvez seja até entediante. Investir em outro ramo que agora lhe agrada pode ser um dos motivos para vender sua empresa e levantar capital. Certamente alguém se interessará em continuar o que você começou.

4. Um novo desafio

Alguns empreendedores são guiados pelos riscos e desafios de construir algo novo. Uma vez que seus negócios cresceram e atingiram um certo nível de estabilidade, eles querem seguir em frente, levantar capital e começar novamente, com novos desafios.

5. Mais tempo para sua vida pessoal

Ter um negócio pode tomar muito do seu tempo, muito mais do que você imagina. Tempo pode não ser um problema quando se é novo e solteiro, mas um recurso escasso à medida que envelhecemos e construímos uma família. Colocar sua empresa à venda lhe permitirá levantar capital para começar algo novo que não exija tanto do seu tempo ou lhe dar uma segurança financeira para trabalhar menos e ter mais tempo.

6. Você recebeu uma melhor proposta de trabalho

Nem sempre os rendimentos que você almejava quando decidiu empreender se mostraram factíveis. Uma proposta de trabalho que lhe pagará mais do que você ganha atualmente pode ser bem tentadora. Voltar a ser funcionário poderia não estar nos seus planos, mas pode ser de fato a melhor opção para muitos.

7. Mudança

Caso você e sua família decidam se mudar, este pode ser um bom motivo para vender seu negócio. Apesar de ser possível migrar seu negócio, há diversos fatores que devem ser considerados na nova localização, como clientela, funcionários, etc..Talvez seja melhor vendê-lo e começar um novo.

8. Esta era sua estratégia desde o início

Alguns empreendedores já iniciam seus negócios pensando em vendê-los futuramente. Se esta era sua estratégia, então aqui está um bom motivo para vender a sua empresa, assim que ela que atinja o crescimento planejado. Muito comum de acontecer em startups que têm um crescimento exponencial em curto prazo.

9. Sua empresa valorizou-se significantemente

Ter uma empresa significa correr diversos riscos, e estes crescem à medida que a empresa cresce. Se estes riscos começam a lhe incomodar, talvez seja uma boa ideia considerar a venda da sua empresa, e aproveitar a valorização decorrente de seu crescimento.

10. Levantar capital para outras oportunidades

Vender um pequeno negócio pode ser uma forma de levantar capital para iniciar outro negócio maior, ou que você acredite que lhe dará um maior retorno. Nestes casos, uma venda parcial também pode ser suficiente para levantar os fundos necessários, sem abrir mão totalmente do que foi construído e lhe mantém atualmente.

11. Falta de capital

O capital não é somente necessário para abrir uma empresa, é necessário para mantê-la e permitir um ritmo sustentável de crescimento. Muitos empreendedores se vêem sem um fluxo de caixa adequado no meio do caminho, faltando recursos para possibilitar o crescimento da empresa, ou às vezes até para arcar com seus custos. Vender a empresa pode evitar uma quebra por falta de capital. A procura de investidores ou a venda parcial podem trazer os recursos necessários para manter seu crescimento.

12. Oferta irrecusável

Se você receber uma oferta irrecusável pela sua empresa, este pode ser um bom motivo para vendê-la. Geralmente estas ofertas são muito acima do valor de mercado, portanto também são bem raras, então considere-a com carinho, outra igual pode não aparecer.

13. Dívidas pessoais

Se sua situação financeira não anda das melhores e suas dívidas estão crescendo como uma bola de neve devido aos juros, leve em consideração a possibilidade de vender sua empresa e quitar suas dívidas. Seu nível de stress irá diminuir, você economizará os juros e ainda poderá recomeçar do zero, com a cabeça mais leve.

14. Estabilidade financeira

Sua empresa lhe proporcionou uma confortável estabilidade financeira e você quer diminuir o ritmo, dar mais atenção à sua vida pessoal. Talvez não seja o caso de se retirar completamente do mundo dos negócios, mas começar algo que não exija tanto do seu tempo.

15. Estagnação ou performance ruim

Você investe muito tempo e esforço mas as coisas não saem do lugar. Com o tempo isto pode ser muito desmotivador. Talvez seja hora de considerar vender a sua empresa para alguém com mais experiência ou recursos para levá-la em frente. Neste casos não se deve esperar muito no valor negociado.

16. Falta de energia, conhecimentos ou recursos

A sua empresa cresceu mais do que você esperava e agora exige um preparo que você admite não ter. Pode ser falta de tempo, energia, experiência, conhecimento ou outros recursos, necessários para levá-la a um outro patamar. Então este pode ser um bom momento para vendê-la.

17. Alinhamento com o negócio

Nem sempre entramos em algum negócio pelos motivos certos. Esta falta de alinhamento com o negócio pode lhe levar à estafa física e/ou mental. Se este for o caso, pode ser a hora de vender e seguir em frente.

18. Seu sócio quer vender sua parte

Neste caso você pode comprar a parte dele ou decidir sair do negócio também. Se optar por não comprar sua parte, você corre o risco de ter de lidar com um novo sócio e todos os problemas que isso pode trazer e também a não vir a receber o mesmo valor pela venda da sua parte futuramente.

19. Problemas de relacionamento com os sócios

Este é um motivo bem comum em negócios à venda. Quando existem problemas de relacionamento que não podem mais ser resolvidos, conflitos de ideias sobre quais direções seguir, pode ser uma boa ideia você vender sua parte ou ambos decidirem vender a empresa.

20. Conflitos em empresas familiares

Seja porque os filhos não querem continuar com o negócio, a falta ou o excesso de sucessores, separações, etc...diversos conflitos familiares podem ser o motivo para a venda de uma empresa.

BizDream Team

BizDream Team

O BizDream Team é composto por profissionais com grande experiência em intermediação de empresas e por profissionais da Tecnologia da Informação, a combinação perfeita para entregar uma plataforma que atenda as necessidades dos nossos usuários.

Logo

A BizDream é uma plataforma que conecta pessoas que desejam comprar ou vender empresas e negócios, oferecendo ferramentas para facilitar o anúncio, a pesquisa e a comunicação entre as partes envolvidas.

Links Úteis

Nossos contatos

Campinas, SP
Brasil