Como investir seu dinheiro através do empreendedorismo

Com a taxa básica de juros SELIC no menor patamar da história do Brasil, empresas à venda entram na mira de investidores

BizDream Team · 08 de November de 2019

Todos nós queremos que nossas reservas financeiras – poupadas com muito esforço e planejamento – sejam aplicadas em investimentos que nos dêem um bom retorno, não é mesmo?

Mas como obter um bom retorno com as taxas de juros básicas (SELIC) no mais baixo patamar da história do Brasil?

O investimento mais popular conhecido, a poupança, mal consegue ter um rendimento acima da inflação, não trazendo ganho algum sobre os valores aplicados, descontada a inflação.

O investimento em produtos de renda fixa prefixada, através dos fundos de investimento oferecidos pelos bancos (que cobram taxas de administração), ou através do Tesouro Direto, rendem de acordo com a Taxa Selic, atualmente trazendo algum ganho de capital acima da inflação, mas ainda muito modesto.

Então, onde aplicar meu dinheiro?

Diante deste cenário, muitos investidores têm optado em alocar parte de seu capital no mercado de renda variável. Neste mercado – que aplica os recursos principalmente em ações – a renda obtida pode variar, tanto para cima, quanto para baixo. Seus resultados somente serão conhecidos ao longo do processo. Portanto, é um investimento de alto risco, onde pode haver perda de parte do capital investido.

No mercado de renda variável, através do investimento em ações, você acaba se tornando um sócio da empresa, ainda que com uma fatia infinitamente pequena. Mesmo assim é possível ver os lucros deste investimento, através dos dividendos recebidos (divisão de lucros da empresa) e também da valorização dos papéis da empresa.

O importante neste mercado é comprar papéis de boas empresas, que sejam lucrativas, com baixo endividamento e que tenham boa governança.

Mas como buscar melhor rentabilidade através do empreendedorismo?

Na busca de uma melhor rentabilidade para o seu capital acumulado ao longo dos anos, devemos explorar outros caminhos, como o de investir através do empreendedorismo. Seja criando um negócio a partir do zero, ou comprando um negócio já existente.

A busca por negócios à venda no Brasil - em diversas áreas, de variados tamanhos, desde simples negócios a grandes empresas – tem crescido substancialmente nos últimos anos.

Há diversos motivos para empresários venderem suas empresas, dentre eles a chegada da aposentadoria, desgaste mental e físico, valorização expressiva da empresa, problemas financeiros, entre outros.

Mas ao se cogitar em adquirir uma empresa, estes são apenas alguns dos pontos a serem observados. Além disso, deve-se fazer um estudo minucioso da área ou ramo de atuação da empresa, seus históricos de receitas e despesas, se há dívidas ou processos trabalhistas, concorrência, se foi feito um valuation, etc...

Porém, fazendo um estudo cuidadoso, é possível encontrar muitos negócios com um fluxo de caixa estabilizado, uma carteira de clientes consolidada e funcionários que conhecem bem o negócio, podendo gerar uma rentabilidade sobre o capital investido bem mais atraente que os investimentos atuais, mesmo que você não precise assumir o comando do negócio em tempo integral.

Uma outra vantagem é que há diversos negócios a venda de forma parcial. Isso significa que você pode se tornar sócio da empresa, ajudando a administrá-la, mas contando com a experiência dos atuais proprietários e podendo colaborar com novas ideias.

Mas e se eu não tiver tempo algum para empreender?

Mesmo que você não tenha tempo para empreender, como por exemplo no caso de você ter um trabalho estável, com carteira assinada e um bom salário – o qual você não está disposto a deixar – ainda assim é possível investir em empresas para conseguir uma melhor rentabilidade.

Atualmente há diversas empresas à procura de investidores, conhecidas por startups. Estas empresas geralmente possuem ideias inovadoras, para resolver problemas já conhecidos em determinadas áreas ou ramos de atividade.

Os investidores das startups são comumente conhecidos por investidores anjo.

Como um investidor anjo você não participará da administração da empresa, mas poderá colaborar com sua experiência.

Neste tipo de investimento você pode obter um grande retorno, se houver um crescimento exponencial da startup. Mas como todo tipo de investimento, quanto maior o retorno, maior o risco. Logo, nesta modalidade, recomenda-se diversificar o seu portfólio, minimizando assim os riscos de perda substancial de seu capital.

Conclusão

Em tempos de taxas de juros muito baixas, temos de explorar novas oportunidades para rentabilizar nosso dinheiro, mesmo que para isso tenhamos de sair da nossa zona de conforto.

BizDream Team

BizDream Team

O BizDream Team é composto por profissionais com grande experiência em intermediação de empresas e por profissionais da Tecnologia da Informação, a combinação perfeita para entregar uma plataforma que atenda as necessidades dos nossos usuários.

Image credit: Designed by Freepik
Logo

A BizDream é uma plataforma que conecta pessoas que desejam comprar ou vender empresas e negócios, oferecendo ferramentas para facilitar o anúncio, a pesquisa e a comunicação entre as partes envolvidas.

Nossos contatos

Campinas, SP
Brasil