Preciso de um investidor ou sócio-investidor? Entenda as diferenças

Conheça as diferenças entre estas duas modalidades para entender qual é a melhor opção para o seu negócio no momento

BizDream Team · 17 de February de 2020

Ao buscar por um investidor para um negócio, é preciso ter clareza das diferenças entre sócios e investidores. Afinal, os dois podem ser interessantes para o negócio, porém são abordagens completamente diferentes.

Para que você entenda melhor sobre isso, neste artigo vamos explicar as maiores diferenças e os casos em que um investidor é mais interessante. E também aqueles casos em que um sócio-investidor pode somar mais ainda para o negócio.

Como escolher entre um investidor e um sócio-investidor

Em poucas palavras, podemos definir da seguinte forma:

1 - Você está em busca de dinheiro para alavancar um novo produto ou serviço que a sua empresa oferece?

Então encontre um investidor. Afinal, este não tem interesse de efetivamente trabalhar no negócio, e sim contribuir com algum valor em dinheiro, em troca de alguma outra coisa.

Normalmente, a troca acontece por percentual de lucro, mas podem existir outros casos.

2 - Você busca alguém para trabalhar ao seu lado, trocando ideias e acrescentando alguma habilidade essencial que você não domina?

Então a melhor opção é um sócio-investidor. Isso pois o sócio também vai trabalhar duro para fazer o negócio prosperar.

E ainda, se você é um administrador, por exemplo, e precisa de alguém com conhecimento em marketing ou programação. Encontrar um sócio que consiga investir também na empresa será algo bastante interessante para você.

As principais diferenças entre investidor e sócio-investidor

Vamos começar listando algumas características específicas do investidor:

  • É alguém que coloca o seu próprio dinheiro no negócio, com o objetivo de receber retornos financeiros no curto, médio ou longo prazo, dependendo da proposta da empresa e do valor investido;
  • As condições gerais do investimento são acordadas e oficializadas em contrato previamente;
  • O investidor costuma ser um especialista em planejamento de negócio, finanças e administração estratégica, e pode ou não compartilhar estes conhecimentos com o empreendedor;
  • O investidor não é o dono do negócio, mas como colocou seu dinheiro na empresa, deve ser informado das principais decisões e relatórios que forem realizados;
  • Caso o negócio não dê certo, o investidor pode até perder dinheiro, porém não faz parte do quadro de sócios e portanto não precisa comprovar nada considerando as questões burocráticas e eventuais processos jurídicos.

Agora, as características principais de um sócio-investidor:

  • O sócio é uma pessoa que compartilha os lucros e riscos da empresa;
  • Conforme os acordos feitos no momento da sociedade, existe uma determinada quantia dos lucros que deve ser distribuída para os sócios;
  • O sócio é mais engajado com as metas do negócio do que um funcionário, já que ele tem mais a perder com o fracasso e mais a ganhar com o sucesso do empreendimento;
  • Para oficializar a sociedade entre duas pessoas, é preciso que um Contrato Social seja elaborado. Neste, devem constar responsabilidades e remunerações, entre diversos outros pontos importantes;
  • Se o negócio tiver problemas e acabar fechando, todos os sócios são responsáveis igualmente pelas perdas e obrigações burocráticas.

Qual a melhor opção para o meu negócio?

Esta é uma pergunta praticamente impossível de responder de forma generalizada. Afinal, cada empresa possui um tipo diferente de objetivo e metodologia de trabalho.

E é através de planejamento e mentoria que os donos ou diretores de uma empresa podem chegar em uma decisão sobre buscar investidores, ou sócios-investidores.

Portanto, identificar alguns pontos principais pode ajudar você a encontrar a sua melhor resposta:

  • Preciso essencialmente de dinheiro para alavancar o negócio?
  • Ou quero alguém com habilidades complementares a minha para suprir alguma demanda?
  • Gostaria de perder algum percentual da minha empresa por alguém que não se envolverá diretamente com os negócios?
  • A ideia de dividir os lucros igualmente com outras pessoas é interessante?
  • Entre diversas outras.

Assim, é possível realizar um mapa mental, ou até mesmo colocar no papel, todos os pontos que são importantes. E chegar à melhor conclusão possível.

Leia também: Ter ou não ter sócios? 5 pontos que vão te ajudar a decidir

Entenda o seu negócio para tomar as melhores decisões

Para finalizar, gostaríamos de mencionar a importância de ter um profundo conhecimento dos negócios em que você estiver envolvido.

Somente com este tipo de profundidade é que será possível tomar as melhores decisões.

E assim, determinar se buscar um investidor ou um sócio-investidor é mais interessante no momento.

BizDream Team

BizDream Team

O BizDream Team é composto por profissionais com grande experiência em intermediação de empresas e por profissionais da Tecnologia da Informação, a combinação perfeita para entregar uma plataforma que atenda as necessidades dos nossos usuários.

Image credit: Designed by yanalya / Freepik
Logo

A BizDream é uma plataforma que conecta pessoas que desejam comprar ou vender empresas e negócios, ou que estejam à procura de sócios / investidores, oferecendo ferramentas para facilitar o anúncio, a pesquisa e a comunicação entre as partes envolvidas.

Nossos contatos

Campinas, SP
Brasil

WhatsApp
(+55) 19 98339-8900