Valuation: o que é e por que é tão importante?

Entenda a técnica do valuation e sua importância para avaliar o valor justo da sua empresa ao decidir vendê-la

BizDream Team · 29 de July de 2019

Valuation é o processo de avaliação de empresas que tem como objetivo determinar o quanto vale a sua empresa. Este processo é muito importante para determinar um preço justo de venda da sua empresa, que seja dentro da realidade do mercado.

Por que é importante fazer o Valuation da sua empresa?

Assim como na venda de um imóvel, por exemplo, você como proprietário pode pedir qualquer valor por ele, mas será que haverá alguém disposto a pagar o valor pretendido? Será que este valor é compatível com o praticado no mercado?

E se o valor pretendido estiver baixo demais, fazendo com que o proprietário deixe de ganhar dinheiro por algo que claramente tem um maior valor?

Por estes motivos é importante utilizar o valuation como ferramenta para determinar este valor de venda, maximizando os ganhos do vendedor e evitando a completa ausência de interessados devido a um valor de venda fora da realidade.

Metodologias de cálculo

Há diversos métodos de valuation para calcular o valor de uma empresa e a escolha de qual método utilizar é muito importante. Esta escolha levará em consideração diversos fatores. Por isso, profissionais da área – com ampla experiência – são altamente indicados.

Dentre os vários métodos existentes, os mais utilizados são o Fluxo de Caixa Descontado, o Valor Patrimonial e os Múltiplos de Mercado. Veja abaixo como estes métodos são realizados e conheça algumas vantagens e desvantagens.

  • Fluxo de Caixa Descontado

    Este é o método mais comum para se avaliar o valor de uma empresa. Consiste em trazer a valor presente os lucros que a empresa poderia gerar no futuro – geralmente pelos próximos 5 anos – baseado na previsibilidade da receita, ou seja, em seus resultados históricos.

    Este método possui 4 passos, descritos a seguir:

    • Cálculo do Fluxo de Caixa: consiste em avaliar as entradas (receitas) e saídas (despesas) de uma empresa, analisando o quanto a empresa foi capaz de gerar de lucro/prejuízo durante os anos analisados;
    • Projeção do Fluxo de Caixa: consiste em projetar as finanças futuras tomando como base a média da evolução de diversos fatores, como, por exemplo, a média de evolução das receitas e despesas dos anos anteriores;
    • Cálculo da Taxa de Desconto: também conhecida por WACC, esta taxa será a responsável por trazer a valor presente o fluxo de caixa. Ela considera as oportunidades de investimento que o empresário teria à disposição em outros ativos e os riscos inerentes à atividade da empresa;
    • Cálculo do valor presente do fluxo de caixa projetado: através de uma regra matemática é possível trazer a valor presente os resultados da empresa projetados para os anos seguintes, levando em consideração a taxa de desconto.
  • Portanto, percebe-se que para a utilização deste método, é fundamental que a empresa já possua um histórico de fluxo de caixa e, sobretudo, organizado.

  • Valor Patrimonial

    Este método de cálculo busca avaliar o valor dos ativos da empresa – tangíveis (como imóveis, maquinários, contas a receber, etc...) e intangíveis (marca, valores e princípios, boa governança, etc...) – bem como o valor dos passivos (contas a pagar, dívidas, processos trabalhistas, dívidas tributárias, etc...).

    O Valor Patrimonial será a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos.

    A vantagem deste método é que não se faz necessário ter um histórico de lucros, como no cálculo de Fluxo de Caixa Descontado.

  • Múltiplos de Mercado

    Este método de cálculo leva em consideração a comparação de valores entre empresas parecidas, geralmente do mesmo setor. Pode ser realizado utilizando-se diversos indicadores, como os relacionados abaixo:

    • Múltiplos de Lucro - É o preço da ação dividido pelo lucro por ação;
    • Múltiplos de Valor Patrimonial - É o valor de mercado dividido pelo valor do patrimônio líquido da empresa;
    • Múltiplos de Receita - Como a receita é a primeira linha do resultado das empresas, este valor é menos influenciado por regras contábeis;
    • Múltiplos Setoriais - Restringe a comparação a empresas do mesmo setor

    Perceba que este método tem como vantagem não haver a necessidade de se ter ativos ou um histórico de fluxo de caixa, porém não leva em conta riscos inerentes ao negócio e taxas de crescimento da empresa.

Conclusão

Todos os métodos de cálculo possuem suas peculiaridades e apresentam vantagens e desvantagens. Deve-se verificar em qual destes métodos sua empresa melhor se enquadraria para ter seu valor de venda avaliado.

O mais importante é que este tipo de avaliação pode lhe ajudar no processo de venda da sua empresa, já que estas avaliações – quando feitas por profissionais da área – são levadas em consideração por potenciais interessados em comprar um negócio.

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