Valuation: o que é e por que é tão importante?
Entenda a técnica do valuation e sua importância para avaliar o valor justo da sua empresa ao decidir vendê-la
Valuation é o processo de avaliação de empresas que tem como objetivo determinar o quanto vale a sua empresa. Este processo é muito importante para determinar um preço justo de venda da sua empresa, que seja dentro da realidade do mercado.
Por que é importante fazer o Valuation da sua empresa?
Assim como na venda de um imóvel, por exemplo, você como proprietário pode pedir qualquer valor por ele, mas será que haverá alguém disposto a pagar o valor pretendido? Será que este valor é compatível com o praticado no mercado?
E se o valor pretendido estiver baixo demais, fazendo com que o proprietário deixe de ganhar dinheiro por algo que claramente tem um maior valor?
Por estes motivos é importante utilizar o valuation como ferramenta para determinar este valor de venda, maximizando os ganhos do vendedor e evitando a completa ausência de interessados devido a um valor de venda fora da realidade.
Metodologias de cálculo
Há diversos métodos de valuation para calcular o valor de uma empresa e a escolha de qual método utilizar é muito importante. Esta escolha levará em consideração diversos fatores. Por isso, profissionais da área – com ampla experiência – são altamente indicados.
Dentre os vários métodos existentes, os mais utilizados são o Fluxo de Caixa Descontado, o Valor Patrimonial e os Múltiplos de Mercado. Veja abaixo como estes métodos são realizados e conheça algumas vantagens e desvantagens.
-
Fluxo de Caixa Descontado
Este é o método mais comum para se avaliar o valor de uma empresa. Consiste em trazer a valor presente os lucros que a empresa poderia gerar no futuro – geralmente pelos próximos 5 anos – baseado na previsibilidade da receita, ou seja, em seus resultados históricos.
Este método possui 4 passos, descritos a seguir:
- Cálculo do Fluxo de Caixa: consiste em avaliar as entradas (receitas) e saídas (despesas) de uma empresa, analisando o quanto a empresa foi capaz de gerar de lucro/prejuízo durante os anos analisados;
- Projeção do Fluxo de Caixa: consiste em projetar as finanças futuras tomando como base a média da evolução de diversos fatores, como, por exemplo, a média de evolução das receitas e despesas dos anos anteriores;
- Cálculo da Taxa de Desconto: também conhecida por WACC, esta taxa será a responsável por trazer a valor presente o fluxo de caixa. Ela considera as oportunidades de investimento que o empresário teria à disposição em outros ativos e os riscos inerentes à atividade da empresa;
- Cálculo do valor presente do fluxo de caixa projetado: através de uma regra matemática é possível trazer a valor presente os resultados da empresa projetados para os anos seguintes, levando em consideração a taxa de desconto.
-
Valor Patrimonial
Este método de cálculo busca avaliar o valor dos ativos da empresa – tangíveis (como imóveis, maquinários, contas a receber, etc...) e intangíveis (marca, valores e princípios, boa governança, etc...) – bem como o valor dos passivos (contas a pagar, dívidas, processos trabalhistas, dívidas tributárias, etc...).
O Valor Patrimonial será a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos.
A vantagem deste método é que não se faz necessário ter um histórico de lucros, como no cálculo de Fluxo de Caixa Descontado.
-
Múltiplos de Mercado
Este método de cálculo leva em consideração a comparação de valores entre empresas parecidas, geralmente do mesmo setor. Pode ser realizado utilizando-se diversos indicadores, como os relacionados abaixo:
- Múltiplos de Lucro - É o preço da ação dividido pelo lucro por ação;
- Múltiplos de Valor Patrimonial - É o valor de mercado dividido pelo valor do patrimônio líquido da empresa;
- Múltiplos de Receita - Como a receita é a primeira linha do resultado das empresas, este valor é menos influenciado por regras contábeis;
- Múltiplos Setoriais - Restringe a comparação a empresas do mesmo setor
Perceba que este método tem como vantagem não haver a necessidade de se ter ativos ou um histórico de fluxo de caixa, porém não leva em conta riscos inerentes ao negócio e taxas de crescimento da empresa.
Portanto, percebe-se que para a utilização deste método, é fundamental que a empresa já possua um histórico de fluxo de caixa e, sobretudo, organizado.
Conclusão
Todos os métodos de cálculo possuem suas peculiaridades e apresentam vantagens e desvantagens. Deve-se verificar em qual destes métodos sua empresa melhor se enquadraria para ter seu valor de venda avaliado.
O mais importante é que este tipo de avaliação pode lhe ajudar no processo de venda da sua empresa, já que estas avaliações – quando feitas por profissionais da área – são levadas em consideração por potenciais interessados em comprar um negócio.

BizDream Team
O BizDream Team é composto por profissionais com grande experiência em intermediação de empresas e por profissionais da Tecnologia da Informação, a combinação perfeita para entregar uma plataforma que atenda as necessidades dos nossos usuários.