Vender a empresa ou passar o ponto? Entenda as diferenças

Vender a empresa ou passar o ponto comercial são duas operações distintas. Entenda as diferenças entre elas e avalie qual melhor se adequa ao seu caso

BizDream Team · 26 de August de 2019

Quando chega o momento em que o empreendedor se depara com a necessidade de desfazer do seu negócio, não é raro surgirem muitas dúvidas sobre como lidar com a parte prática desse processo, até porque, a burocracia pode mesmo confundir.

Então, para descomplicar, produzimos esse artigo, que pode, quem sabe, oferecer um norte a quem ainda não sabe muito bem como conduzir o encerramento dessa etapa da melhor forma.

No artigo que publicamos recentemente, sobre a importância de deixar a empresa organizada antes de vendê-la, já mencionamos o quanto também é importante identificar o real motivo da venda, e se ela é, de fato, necessária.

Esse passo zero é fundamental para reduzir riscos e algum possível prejuízo.

Se você já realizou essa análise e definiu que é, mesmo, chegada a hora, é preciso pensar no que se adequa melhor à situação: vender a empresa ou passar o ponto.

Mas, você sabe quais são as diferenças entre vender uma empresa e passar o ponto?

O que é um ponto comercial?

Como as diferenças entre vender uma empresa e passar o ponto nem sempre são óbvias, para começar, é importante entender o que é um ponto comercial.

Por definição, ponto comercial é o local físico onde a empresa está estabelecida, onde desempenha suas funções. E, por ser a localização um fator decisivo para o sucesso da empresa, no Brasil, o empresário encontra-se amparado pela legislação, que assegura o direito ao ponto comercial quando o imóvel não é de sua propriedade, ou seja, é alugado para fins comerciais.

Logo, mesmo que a empresa funcione em um imóvel alugado, o ponto comercial pertencerá ao proprietário da empresa locatária.

Aqui, é importante ressaltar que, embora o ponto comercial pertença ao locatário, o locador do imóvel participa do processo e, a depender de itens do contrato de locação, da situação do contrato e do negócio, o locador pode vetar a venda do ponto comercial.

Então, quando decide passar o ponto, o empresário não apenas irá vender estoque, maquinário e mobiliário, como também o ponto comercial, ou seja, clientela e visibilidade que já tenha conquistado e que passam a contar como uma espécie de patrimônio.

É importante ressaltar que, quando a proposta é vender o ponto comercial, o foco do negócio é a localização física (imóvel onde funciona), podendo ou não envolver os demais bens que compõem o fundo de comércio, termo que veremos agora.

O que é fundo de comércio?

De acordo com a literatura, fundo de comércio é o conjunto de bens materiais e imateriais que compõem um empreendimento, bens esses necessários ao desenvolvimento da atividade econômica, como mencionado no início do artigo, são o maquinário, o mobiliário, estoque, marca, carteira de clientes, tecnologia, instalações, o ponto comercial (quando tem valor), entre outros.

Vender a empresa ou passar o ponto?

Conhecidos os termos chave - o ponto comercial e o fundo de comércio - podemos definir as diferenças entre vender uma empresa e passar o ponto.

Quando a empresa é vendida, são entregues ao comprador todos os bens ou boa parte deles, bens esses que compõem o fundo de comércio, podendo incluir ou não até mesmo a marca própria.

Já no caso da venda do ponto comercial, o comprador fará aquisição do local, mas não necessariamente dos demais bens, até porque, nem sempre a atividade exercida ou o segmento serão os mesmos.

Então, ao decidir por uma ou outra transação, é preciso identificar o que exatamente será passado adiante.

Se houver o desejo de permanecer com alguns dos bens como a marca, por exemplo, mesmo que para uma posterior retomada, então, talvez valha a pena apenas vender o ponto.

Vender a empresa ou apenas o ponto comercial? Alguns detalhes importantes

Esperamos que este material contribua para uma decisão mais acertada e para o sucesso da negociação.

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